• Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

© 2019 por TREINATEC do Brasil

E-mail: administradorwagner@gmail.com

Celular e WhastApp: (47) 99697-2014

Fone: (47) 3028-0191

O Planejamento Estratégico

February 20, 2019

O planejamento no ambiente organizacional ainda é muito deficitário quando comparado às nações com maior eficiência nos seus modelos de planejamento. Um ditado dos consultores de empresas faz alusão entre os estilos de planejamento americano e brasileiro: “Os americanos planejam durante nove meses e executam em um mês e os brasileiros planejam em um mês e executam em nove meses”. Ele exagera a falta de planejamento dos brasileiros. Desde um plano de negócios, onde o nível de mortalidade de novas empresas é na faixa de 45% segundo o Sebrae, passando pelos processos organizacionais, percebido diariamente nas organizações erros básicos entre o planejamento e a execução, chegando até em grandes projetos, com vários casos de empresas que quebraram por consequência de erros no planejamento.

Uma empresa dona da marca que está entre as mais valiosas do mundo se instalou a pouco tempo no Brasil. Merece destaque o invejável tempo de execução da obra de construção da fábrica. Diversos fatores implicam na complexidade de um projeto deste porte, mas ainda assim foram cumpridos os prazos e metas estabelecidos no início do projeto, sem atrasos, tão comuns em projetos brasileiros.

Para atingir o máximo de efetividade em um planejamento estão associados diversos elementos, porém dois aspectos podem aumentar o nível de assertividade, que são o conhecimento e a liderança. O conhecimento para entender o potencial e características do negócio, seguimento ou mercado por meio de fontes de informações, sem deixar de atentar para a frase do Professor José Carlos Ferrante que diz “Quanto mais conhecer o passado mais será possível prever o futuro”. A liderança para garantir o monitoramento constante e a execução efetiva das etapas com as devidas validações. No livro “A Arte da Guerra”, Sun Tzu diz que bons governantes deliberam planos, e bons generais os executam.

Analisando o cenário econômico brasileiro é comum pensar que é impossível prever um plano para o futuro, mas o que dizer dos japoneses que após a segunda guerra mundial se encontravam com um país quebrado e nenhuma expectativa econômica e ainda assim por meio de um planejamento consistente se tornaram uma referência mundial.

 

 

 

Please reload

Featured Posts

O Planejamento Estratégico

February 20, 2019

1/1
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now